O Chile é um país localizado na costa oeste da América do Sul que limita fronteira a leste, com a Argentina; a nordeste, com a Bolívia; e ao extremo norte, com o Peru. O território em questão se encontra exprimido entre a cordilheira dos Andes e o oceano Pacífico. Ao longo de toda extensão do país é possível identificar uma imensa variedade de climas e também de cobertura vegetal.
Quanto aos aspectos humanos, segundo estimativas do ano de 2009, o Chile detém uma população de aproximadamente 16,9 milhões de habitantes, distribuídos em uma área de 756.945 km2. Etnicamente, o povo chileno tem sua origem a partir da mistura entre ameríndios e espanhóis, representando 95% da população do país.
Com aproximadamente 6 milhões de habitantes, a capital Santiago abriga cerca de boa parte da população nacional. O Chile, apesar de estar longe de atingir uma condição semelhante às dos países centrais em qualidade de vida, devido a desigualdades sociais, apresenta um dos melhores indicadores sociais de toda América Latina.
Assim como a população, a atividade agrícola chilena se concentra na parte central do país, cuja característica climática é mediterrânea. Isso possibilita o cultivo de culturas comuns a lugares de clima mediterrâneo, como: uvas e azeitonas, as quais servem como matéria-prima para a produção de vinho e azeite.
O subsolo chileno é rico em recursos minerais, especialmente em cobre, tendo em vista que cerca de 38% das jazidas mundiais se encontram no país. Esse fato resulta na posição de primeiro lugar em produção desse minério em escala mundial.
No setor industrial, o Chile concentra o seu pólo nas proximidades de sua capital, e principal centro do país, Santiago. A produção industrial está ligada, em geral, a produção primária, como: indústria de alimentos, têxtil e beneficiamento de minérios.
Outra fonte de receita que reforça a economia chilena é o setor turístico, que figura como uma das mais promissoras atividades econômicas do país. O Chile oferece boas opções de turismo, dentre elas, as que mais se destacam são: o balneário de Viña del Mar, além da região dos Lagos Andinos.
Lema: Por la razón de la fuerza
As cores têm significados:
Vermelho: representa o sangue dos patriotas que lutaram pela independência.
Branco: representa a neve dos Andes.
Azul: representa o azul dos céus.
A estrela única: sublinha o facto de que o Chile é uma república unitária e não uma república federal.
Terremoto no Chile
As esquipe de resgate em busca de sobreviventes
No dia 27 de fevereiro de 2010, um terremoto de 8,8 graus atingiu o centro-sul do Chile, sendo o maior tremor no país desde 1960. Conforme o Instituto Geológico dos Estados Unidos, o terremoto teve seu epicentro a 35 quilômetros abaixo do nível do mar, na região de Bio Bio, a cerca de 320 quilômetros de Santiago, capital do Chile, e a 91 quilômetros de Concepción, segunda cidade mais populosa do país. Em seguida, outros tremores foram registrados – de magnitudes que variaram entre 5,2 e 6,9 graus na escala Richter. O terremoto desencadeou um tsunami, que provocou ondas que invadiram até 300 metros de terra firme.
Grande parte da população reclama da ação do governo, pois faltam alimentos e, até mesmo, água potável. A cidade de Concepción, uma das mais atingidas, tem recebido pouco auxílio, fato que está provocando uma onda de saques a lojas e supermercados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário